Bomba Magnética A bomba com acoplamento ou acionamento magnético destina-se a aplicações onde o risco de vazamento de fluido pela bomba é inaceitável, seja pela necessidade de impedir a todo custo desperdício de produto caro, como sais de prata ou partículas de ouro em processos de tratamento de superfície ou banho químico, ou seja pela própria proteção do operador e do ambiente do bombeamento, como fluidos voláteis, tóxicos, ou ácidos muito agressivos, como o clorídrico ou o sulfúrico.
As bombas centrífugas magnéticas não possuem sistema de vedação, portanto eliminando paradas para reparo de selo mecânico.
As bombas são fabricadas em Polipropileno e PVDF(Kynar), permitindo um amplo campo de aplicação e podendo ser utilizada nos mais diversos segmentos da indústria, tais como tratamento de superfícies, química, alimentos, bebidas e estações de tratamento de água.
- Vazamento Zero: Torna o ambiente de trabalho mais seguro, além de não prejudicar o meio ambiente.
- Operação Econômica: Alto Grau de Eficiência e sem desperdício de produto.
- Transmissão por meio de Acoplamento Magnético: Não existe problemas de selos mecânicos.
- Bombeamento seguro de produtos perigosos, já que não utiliza selos mecânicos.
- Sistema Hermético: Sem perigo de eliminar vapores venenosos ou perigosos.
O acoplamento/acionamento magnético consiste em transmissão de torque do motor para o rotor centrífugo (ou engrenagem-motora ou fuso-motriz) de maneira INDIRETA, através de uma barreira que dispense uma vedação dinâmica de eixo, como selos mecânicos ou gaxetas. Essa transmissão indireta é feita com dois “copos”, um dentro do outro, sendo que o externo está conectado ao motor, e o interno é componente de isolamento da câmara de bombeamento, que contém o impulsor rotativo. Tanto o impulsor quanto o copo externo apresentam magnetos axiais distribuídos ao redor do eixo de rotação, formando um conjunto magneticamente coeso: ao rodar o copo externo, automaticamente o impulsor rotaciona junto ao redor de seu eixo. Assim é feita a transmissão de torque indireto.