As bombas pneumáticas plásticas ou metálicas de diafragma são equipamentos de deslocamento positivo, destinados à transferência de produtos químico-corrosivos, derivados de petróleo, efluentes, banhos galvânicos, lodo de ETA/ETE entre outros.
Possuem um excelente rendimento no bombeamento de produtos viscoso-corrosivos e com particulados sólidos. Podem ser aplicados como bombas de transferência ou bombas dosadoras.
As bombas pneumáticas plásticas ou metálicas de diafragma utilizam o ar comprimido como fonte de energia, e foram desenvolvidas principalmente para aplicações de difícil bombeamento. No entanto, as bombas pneumáticas plásticas ou metálicas de diafragma agregam em um único produto diversas vantagens técnicas e operacionais, dificilmente atingidas por outros tipos de bombas(produtos viscosos e na ausência de líquidos não há danos a bomba). Estas características tornam as bombas pneumáticas plásticas ou metálicas de diafragma tão versáteis que sua gama de aplicações é praticamente ilimitada.
As bombas pneumáticas plásticas são divididas em dois módulos, sendo um deles a parte molhada (manifolds e câmara de bombeamento) e a outra parte seca ou bloco central (área de atuação do ar comprimido). Estes conjuntos são separados por dois diafragmas, que isolam o líquido bombeado do ar comprimido.
Aplicações das bombas pneumáticas plásticas ou metálicas de diafragma:
Como referencia podemos mencionar produtos químicos tóxicos e corrosivos, adesivos, tintas e vernizes, pigmentos, resinas, barbotina e esmaltes cerâmicos, lodos industriais, lodo ETA/ETE, efluentes, óleos, combustíveis, hidrocarbonatos, solventes, sangue, amônia, shampoo, detergentes, terra diatomácea, entre outros produtos.
Equipamentos especiais para área Alimentícia e Farmacêutica no bombeamento de extrato de tomate, iogurtes, lecitina, cremes e cosméticos, e ouros.
As bombas pneumáticas plásticas de diafragma também são utilizadas em equipamentos de filtragem o qual necessita de pressão elevada e dispensa a utilização de sistemas de segurança, uma vez que atingida a pressão máxima, a bomba pneumática plástica ou metálica de diafragma para automaticamente, evitando danos ao equipamento.